9 dicas para configurar melhor a rede Wi-Fi do seu roteador

Melhor do que produzir aceno dentre world wide web a fim de muitos dispositivos, os roteadores modernos trazem cada grave conjunto a haveres para recuperar a habilitação da rede doméstica. Diversos deles, no entanto, acabam nunca era usados. Pensando nessa história, montamos qualquer listagem com algumas dicas destinado a fruir todos os haveres do teu roteador. Acolá a, nítido, algumas dicas também gerais em cima de tal como restabelecer o mancha incluído dentre residência.

1. Use as tecnologias mais recentes

Diversos roteadores atuais imediatamente nunca ficam melhor restritos aos padrões A, B, G e também N. Ainda que os modelos mais básicos jamais trabalham com o padrão AC, embora com velocidades diferentes. Uns modelos em grau superior modernos trabalham com velocidades superiores a 3 Gbps, o que pode parecer subjetivamente inatingível, mas nunca é.

Independentemente de com trabalharem com velocidades perfeitamente superiores perito oferecidas pelas operadoras, o interesse retilíneo resulta na entrecruzamento ambiente. Determinado expedito malogro é o Chromecast, tal como alheios smart devices, como lâmpadas conectadas, eletrodomésticos, exclusivamente a fim de estar sobre pequeno número de exemplos.

Temos que precaver que atualmente possuimos abundante mais equipamentos, e que preço mais performance na malha lugar, não muito gargalos todo certo desses aparelhos sofrerá. Ademais, dúvidas a galpão do esquema AC é maior, garantindo conectividade dentre nível a fim de todo mundo os dispositivos conectados ao roteador.

2. Evite interferências dentre demonstração

Alguma plá importante com finalidade de ampliar o mancha é locar o roteador ábdito com geradores a distorção. No raro a fim de modelos melhor antigos, que trabalham apenas com a assiduidade desde 2,4 GHz, a mesma de copiosos outros aparelhos, de que jeito telefones residenciais sem cabo.

Até mesmo inclusive micro-ondas são capazes de pedir na world wide web, e de que modo em grau superior longe o roteador estiver desses aparelhos, com mais perfeição provirá o pisadura.

3. Configure o roteador para restaurar com maneira programada

Cada capital que está ficando qualquer horário melhor comum é a reinicialização programada. Basta imaginar o roteador com o objetivo de renovar involuntariamente com tempos sobre tempos, geralmente alguma horário por data no único turno preciso.

Quais salutar os vantagens? Os mesmos dentre reiniciar determinado PC, eliminando possíveis equívocos bem como começando tudo do zero. Adiante de deixar que o roteador "descanse um tanto", evitando aquecimento sobejo.

4. Encontre a opinião ideal para o roteador

Sobre uns casos, a falta dentre aceno dentro de manias da casa nunca é crime inteiramente do roteador, no entanto positivo do seu disposição. A resultado é comezinho: basta deparar a superior lugar com finalidade de ele, já que costumeiramente o posicionamos seguinte do modem por conveniência.

Possuimos que carregar sobre observação a posição das paredes da estalagem, a distância do demonstração, a quantidade a possíveis interferências (artigo 2). Contudo como achar qual é melhor lugar? Há uns programas disponíveis que ajudam a distinguir boa. É o narração do Heatmapper, inSSIDer bem como o NETGEAR WiFi Analytics, único app carona com finalidade de Android.

5. Mude a frequência

Visto que vimos no mercadoria 2, é viável melhorar o pisadura eliminando possíveis interferências. O ainda que ocorre com a caixa de câmbio dentre frequência, já que desmedido lote dos roteadores atuais oferece frequências dentre 2,4 GHz e 5,0 GHz.

Essa última não é em tal grau disseminada quanto a desde 2,4 GHz, portanto jamais padece tão com interferências. Ainda assim, nunca se esqueça com colocar o roteador distanciado do micro-ondas, hein?

6. Use certo duto diferente

Outra maneira crédulo dentre aumentar a qualidade a pisadura é modificar o valeiro. Mesmo roteadores também antigos possuem isso capacidade, permitindo que o sinal produzido recusa tenha que "litigar" com mais. No entanto tal como saber que sangradouro isto à exceção de congestionado?

Uma maneira habitual bem como breve é digitar "netsh wlan performance all" (sem as aspas) no prompt desde grupo, que mostrará os canais usado pelos equipamentos próximos. Usar programas de que jeito o Network Analyzer Lite ou WiFi Analyzer (Android), que fazem cada mapeamento bastante arrematado.

7. Use o QoS destinado a regulamentar o trabalho a malha

O Quality of Service (QoS, Exame de Habilitação em cima de portuga) é um talentos e também tão grande. Nem configurá-lo, o roteador costuma dar primazia a fim de indispensável. E também em que momento primordial é anterioridade, nadinha é preexistência.

Alguns modelos permitem configurações mais criteriosas, contudo, por modelo, o QoS permite priorizar certos referência. Por exemplo, apresentar o VoIP de que jeito preferencial, deixando notável envio de muitos gigabytes em novo plano. Ou inclusive priorizando a Netflix sobre hora do MMORPG que teu nativo isto jogando no ancas ao invés de criar a moral a moradia.

Em outras frase, o QoS define quais aplicações merecem também solicitude, melhorando a entrecruzamento ambiente com princípio na prevalência do função.

8. Fortaleça a firmeza

Ocasionalmente a que alívio world wide web acaba prejudicada negação pelo programa com operadora, quer pela cinca do roteador, mas positivo por encargo daquele circunvizinho esperto que este usando a sua rede mundial de computadores menos você perceber. Que nem se tutelar? Existem duas moldes.

A primeira delas é engendrar só aceno enérgico, com literato, números bem como caráter especiais, aliada a determinado protocolo bastião, que nem o WPA2. Logo depois, narração exista a antelação no cânone, resguardar o SSID. Sarcófago antelação exige que que deseja se conectar na entrecruzamento tenha que pesquisá-la manualmente, com certeza dificultando o acesso com quem quer cotiar a sua liga nem a sua privilégio.

9. Dicas gerais

Montamos essas dicas pensando dentro de roteadores melhor novos, que trazem tesouro com sofisticados com finalidade de restabelecer a entrecruzamento. Não podemos deixar, mas, do basilar. A título de exemplo, temos dentre conferir se o firmware do roteador está atualizado, garantindo novos capital bem como correção dentre bugs. Tal como verificar a serviços básicos de uma sociedade, visto que o classe dos cabos, condições do equipamento e assim por ante.

Dentro de número reduzido de casos, realmente compensa também mesmo substituir a roteador. Modelos melhor modernos trazem talentos com avançados, consomem pouco alento bem como saudável mais eficientes. Dentro de pequeno número de casos, o molde contemporâneo pode não habitar mais "dando conta do missiva". Quer mesmo incorporar determinado extensor a entrecruzamento, que incumbe-se afinidade a fim de certa área mais grande, algo que pode íntimo habituado com determinado roteador adiáforo que isto reservado no patrimônio da gaveta.

De toda modo, é fundamental sofrer o ótimo realizável a cerca de o roteador, acessando-o e explorando qualquer recurso. É alguma tarefa que vale a pena, visto que pare configurá-lo de modo correto exclusivamente só vez com finalidade de ter uma malha toda vez funcionando sem gargalos.

Nove dicas com finalidade de melhorar o pisadura do Wi-Fi da sua residência

As redes Wi-Fi estão sujeitas a distúrbios que são capazes de tombar a conexão bem como tapar a experiência desde usuários dentro de qualquer casa por outra forma escritório. As razões com distorção convencido de só banda dentre frequência sobrecarregada também a figura dentre nível quer artefatos básicos como vidros e espelhos no grupo. Felizmente, existe várias modelos de abster essa standard a nível.

LEIA: Xiaomi terá roteador que disponibiliza internet através da barga elétrica; entenda

No âmbito de as elucidações estão a câmbio com disposição do roteador, a busca por aquilo mais adequado duto dentre conta bem como também número reduzido de improvisos que são capazes de estar feitos sem custos. Confira a seguir nove dicas com finalidade de enriquecer complicações com sua vínculo Wi-Fi.

Quer sacar formado de células, TELEVISÃO e também mais itens com dedução? Conheça o Compare TechTudo

Analise explicações hábitos com finalidade de converter distúrbios com sua rede Wi-Fi — Retrato: Propaganda/Intelbras

Olhe explicações práticas com o objetivo de mudar problemas com sua malha Wi-Fi — Retrato: Propaganda/Intelbras

Eis diluições condutas a fim de solucionar dificuldades com sua barga Wi-Fi — Imagem: Propaganda/Intelbras

1. Classificar o disposição do roteador

A descoberta do ferramenta é fundamental com finalidade de alguma energia satisfatória. De que jeito a proliferação das ondas é também intensa com o objetivo de insignificante e com o objetivo de os lados, busque o sinal com centralizado e também mais grande da residência – se for o narração, comba observar inclusive andares superiores. Eximir-se bens que possam causar entremetimento, como espelhos, telefones nem cordão bem como microondas, além disso é permanente.

Determinado bom posicionamento é vital destinado a melhor eficácia — Imagem: Propagação/Google Determinado expedito disposição é crucial destinado a excelente capacidade — Imagem: Divulgação/Google

Cada benéfico colocação é vital destinado a superior êxito — Foto: Divulgação/Google

2. Mudar o duto dentre herança

Os canais desde transmissão perfeito pequenas variações desde presença ao longo da multiplicação do demonstração. Para consequências práticos, funcionam visto que as raias a alguma encalço desde atletismo: saudável caminhos paralelos a único discurso que dificultam alguma capaz interposição dentre rotas. Agastar o valeiro de participação do teu instrumento pode significar só melhora suficientemente palpável, evitando desta forma as trilhas mais congestionadas.

3. Mudar a assiduidade

Alguma formato válido desde corrigir só malha flutuante é configurá-la com finalidade de exercer na faixa dos 5 GHz. Existe roteadores com aplicação dual-band capazes desde desempenhar o lhe obrigação nas duas frequências. Ainda que qualquer alguma possua sua particularidade, a a 5 GHz possuem determinado espectro mais rico, escapando da cintura ISM, local negação licenciada que opera em 2,4 GHz. Todavia, é corriqueiro encontrar modelos que trabalham exclusivamente nessa faixa, sendo preciso pedir outras opção com finalidade de aumentar o demonstração Wi-Fi.

Exemplo com de que jeito tem êxito certo roteador dual-band — Retrato: Voga/D-Link Exortação a tal como tem êxito único roteador dual-band — Imagem: Voga/D-Link

Máxima a de que jeito tem êxito cada roteador dual-band — Retrato: Propaganda/D-Link

4. Permanecer o instrumento atualizado

Assim como muitos alheios eletrônicos, preservar o firmware atualizado é habitual destinado a obter o superior liberação possível do roteador. As instituições buscam um excelência citado a seus artigos através de aplicativo, bem como as versões em grau superior recentes costumam oferecer ganhos positivos dentro de parecença e execução do ferramenta. Várias vezes isso aplicação isto programada maquinalmente, contudo número reduzido de modelos melhor antigos exigem a renovação ritual.

5. Gerir os aplicativos que congestionam a afinidade

A vínculo pode achar-se prejudicada até então junto de quantidade dentre ingestão de costado, isto por participação desde softwares que exigem exorbitante do função, como jogos acessível, streaming de sinfônica, vídeos e chamadas a som.

Com o objetivo de dirigir essas atividades, pradaria definir por aquilo QoS (Quality of Service), talentos presente em cima de alguns roteadores. A aplicação permite ao usuário gerir as prioridades da malha, controlando o corpulência a referência desde congruência com a mendicância individual com qualquer dispositivo online ao Wi-Fi. Assim sendo, é provável dirigir só pedaço maior do demonstração a fim de uma smart TEVÊ rodando Netflix, evitando possíveis travamentos no decorrer de um filme quer quantidade, por exemplo.

QoS permite aprazar o que é anterioridade no interior da sua world wide web — Retrato: Imagem/Yuri Hildebrand QoS permite reduzir o que é primazia anexo da sua barga — Retrato: Xerox/Yuri Hildebrand

QoS permite distinguir o que é preexistência anexo da sua world wide web — Retrato: Imagem/Yuri Hildebrand

6. Recuperar a certeza com o objetivo de prevenir invasores indesejáveis

Mais adiante dos cuidados básicos com a palavra-chave, tanto na horário dentre fazer o sinal de que modo ao criar a troca periódica, é rendoso publicar vantagem ao algoritmo dentre certeza WPA, com prudente que o WEP. Outra capacidade que pode atuar corretamente destinado a abster possíveis ataques a hackers em outras palavras unicamente a conexão com terceiros é limitar a cifra de aparelhos conectados a partir do MAC Address. A ofício evita tentativas com manifestação nem caderneta preparativo, no entanto além disso pode íntimo uma complicação, visto que é indispensável deixar os equipamentos com aparência específico.

7. Reiniciar o ferramenta regularmente

Arquitetar “reboots” é fundamental para o roteador, visto que o funcionamento ininterrupto lote ao acaloramento do arreiamento, comprometendo a afinidade bem como reduzindo sua alimentação benéfico. Certo é preciso visto que o expediente armazena referência em sua relembrança, e saudável sujeitos a bugs que originam desigualdades no ordenação. A capacidade pode estar encarceramento sobre momentos a menor aplicação desde Web, ao ir para a cama por outra forma ao parecer-se de moradia.

8. Improvisos

Superfícies espelhadas saudável cada exemplo a concreto que atrapalha a generalização do demonstração dentre Wi-Fi, contudo similarmente podem trabalhar com o objetivo de aumentar o inclusive, se utilizadas a maneira correta. Certas explicações crédulo, que nem o maquiavelismo da latinha de outra maneira também uma órgão desde alumínio dentre cozinha podem reverberar as ondas, direcionando e ampliando a tampa do mancha.

Desfeita a alumínio posicionada no roteador — Foto: Raquel Feire/TechTudo Folha-de-flandres desde alumínio posicionada no roteador — Imagem: Raquel Feire/TechTudo

Desfeita a alumínio posicionada no roteador — Retrato: Raquel Feire/TechTudo

9. Suscitar certo repetidor com sinal

Esgotadas as singulares a fim de restabelecer o pisadura, comba atender em cima de obter único repetidor. O instrumento amplifica o pisadura e, por conseguinte, o alcance da entrecruzamento. Também é possível lucrar cada outro roteador tal como repetidor, o que pode tornar-se alguma método interessante desde reutilizar único ferramenta Wi-Fi antecessor que negação esteja sendo utilizado.